sexta-feira, 2 de maio de 2014

Deputada aponta o Voluntários do Sertão como maior ação de saúde e cidadania da Bahia

serão realizados mais 20 mil atendimentos a pacientes.

A estrutura montada em Una é composta por uma carreta com dez consultórios odontológicos e laboratório de prótese, duas carretas com consultórios médicos itinerantes e fábrica de óculos, uma ambulância, e dois ônibus. Nesse trabalho estão envolvidos cerca de 250 profissionais da saúde, que estarão realizando mais 20 mil atendimentos a pacientes carentes não somente de Una, mas também de diversos municípios da região. Além da estrutura das carretas, também foram instalados unidades de atendimentos e cirurgias no Hospital Municipal, nas escolas e postos médicos da cidade.

Implantado em 2000 pelo empresário Doriedson Pereira, (Dorinho) o projeto iniciou distribuindo brinquedos e cestas básicas em Condeúba e cidades vizinhas, no sertão da Bahia. Atualmente o programa realiza atendimento médico, odontológico, pequenas cirurgias, palestras e distribui Kits de saúde e higiene pessoal. O objetivo é promover assistência social, saúde, segurança alimentar, nutricional e estimular o voluntariado com acompanhamento dos indicadores de transformação social.

A ação é anual e a equipe de voluntários é composta por médicos de várias especialidades, dentistas, enfermeiros, psicólogos, pilotos, cozinheiros, motoristas, auxiliares administrativos e populares de boa vontade, liderados por especialistas das respectivas áreas. A caravana é composta por caminhões, aviões e vans que corta o país e realiza uma maratona de atendimento que dura uma semana e resulta na maior ação de saúde e cidadania do interior da Bahia. Em 14 anos de atuação, o Voluntários do Sertão mobilizou mais de 3.500 profissionais da saúde que realizaram mais de 150.000 atendimentos médicos de várias especialidades e nos setores de enfermagem, farmácia e odontologia, gratuitamente para a população em vulnerabilidade social da Bahia.

Deputada Ângela Sousa, prefeita de Una Diane Rusciolelli, e o governador Jaques Wagner e os profissionais da saúde.
Do Agravo

Nenhum comentário:

Postar um comentário