sábado, 12 de abril de 2014

Saiba mais sobre o Projeto Voluntários do Sertão

ENTREVISTA COM DOREEDSON PEREIRA, IDEALIZADOR DO VOLUNTÁRIOS DO SERTÃO nas cidades de Carinhanha e Malhada, na 11º Edição.

Como foi o início do Voluntários do Sertão?
Dorinho - Com um grupo de amigos, levei o cirurgião Fábio Vieira ao povoado de "Alegre" para realizar as primeiras cirurgias de catarata. Devolver a visão a cada uma das pessoas atendidas me fortaleceu o desejo de levar cidadania e dignidade aos meus conterrâneos do sertão da Bahia.

Por que desenvolver essas ações no sertão da Bahia?
Dorinho -Nesses vilarejos a grande maioria das pessoas mora na zona rural, têm poucos recursos financeiros e poucas possibilidades de acesso a serviços de saúde com variedade de especialistas, bem como medicamentos gratuitos de qualidade. Tudo é longe e caro!

Como é a escolha da comunidade que receberá o projeto?
Dorinho - A cidade não pode ter mais que 30 mil habitantes. Tem que disponibilizar diversas informações sobre a população e serviços existentes. Tem que oferecer a infraestrutura (hospedagem, alimentação e locais para atendimentos) além do apoio logístico para realizarmos o mutirão em uma semana.

Qual o seu sentimento quanto às conquistas e os desafios já superados?
Dorinho -O meu sentimento é o mesmo que a maioria dos voluntários, quando cada um dá sua parte, unimos esforços e juntos transformamos o mundo em um lugar melhor para se viver. Novos desafios estão por vir, porém as conquistas nos fortalecem e nos mobilizam em querer fazer sempre mais.

Você já se vê realizado com esse projeto ou ainda busca mais?
Dorinho - Sempre busco mais. Eu desejo ampliar o numero de atendimentos e as áreas de atuação, claro que para isso precisamos firmar parcerias com empresas socialmente responsáveis. Existem muitas formas para melhorar a vida da população carente do Brasil e não apenas no sertão da Bahia. Uma delas é a parceria Governo, ONG e iniciativa privada em vários setores como educação, habitação e saúde, onde há muito a se fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário