Através de uma iniciativa da prefeita Diane Rusciolelli da cidade de Una/Ba, com suas Secretarias de Agricultura e Turismo, produtores rurais, técnicos da CEPLAC, associações, e diversos segmentos da sociedade organizada do município, se reuniram nessa manhã do dia 18/09, no Auditório do Anexo Administrativo César Rusciolelli, para discutir, fomentar, e gerar ideias para a realização do primeiro Festival de Mangostin do município.
Segundo a prefeita Diane Rusciolelli, essa reunião que funciona nos moldes de uma Audiência Pública e que já está sendo realizada pela segunda vez, tem como objetivo envolver e gerar participação no evento que não é da Prefeitura, mas sim, de toda a sseociedade local, na busca de fomentar o agronegócio na cidade.
Porque o Mangostin? Segundo a prefeita, trata-se de uma fruta que teve o inicio de sua produção no Brasil na cidade de Una/Ba, através de uma iniciativa da Colônia Japonesa, e que agora já começa a ser produzido também em outros município. Una/Ba é considerado o maior produtor do fruto no Brasil e isso é reconhecido no mundo inteiro, o que leva o nome da cidade além das fronteiras, e isso é pouco explorado.
Ainda segundo a prefeita, a exploração desse diferencial a respeito do fruto do Mangostin, através de eventos que posam alavancar o agronegócio no município, oportuna o desenvolvimento também de outras atividades agrícolas, além da geração de turismo no município.
“O Mangostin será um chamariz e a busca da atenção comercial a nível nacional do que se é produzido em Una/Ba, a exemplo dos muitos festivais que acontecem em todo o Brasil, e tem grande repercussão comercial. “Esse primeiro evento será um pontapé inicial para muitos outros que acontecerão anualmente, sempre em busca de gerar divisas para o município”. Disse a prefeita. “A participação da sociedade é muito importante para o sucesso desse evento, e é por essa razão que acontecerá muitas outras reuniões com todos durante esse período até que aconteça o Festival”. Finalizou a prefeita.
O Festival do Mangostin tem como objetivo beneficiar os produtores do município que é reconhecido como agrícola em todo o Brasil, e para tanto, foi apresentado as seguintes propostas que a partir de agora, estarão em discussão com a sociedade interessada:
A data foi escolhida porque, além de ser feriado próximo ao fim de semana, coincide com a colheita do Mangostin no município que é considerado o maior produtor do fruto em todo o Brasil.
O projeto “Festival do Mangostin” visa, sobretudo, o acesso a informações importantes sobre as novas tecnologias, tornará o fruto mais conhecido na região, trazendo a oportunidade dos visitantes conhecerem suas propriedades, trará novas oportunidades de negócios nos diversos segmentos e, consequentemente teremos grandes resultados no aumento do consumo e comercialização, além do aumento do fluxo turístico de Una e região, fomentar o cultivo e comercialização do fruto Mangostin, divulgando seus benefícios, tornando o produto mais conhecido no mercado nacional, além de atrair novos investimentos e novas tecnologias essenciais para o cultivo e crescimento da lavoura.
A exposição visa também, contribuir para o fomento dos demais produtos agrícolas da região e ainda explorar e divulgar o potencial turístico e cultural do Município. Apresentar outros produtos que são cultivados na região como a pupunha, graviola, açaí, cacau, dendê, café, seringueira e outros; Estabelecer parcerias com as Associações e Sindicatos vinculados à atividade agrícola no município de Una; desenvolver a produção associada ao turismo, através do fomento ao Turismo Rural e Turismo da Experiência; Gerar alternativas de entretenimento para a comunidade, resgatando as tradições locais; Valorizar as formas de expressão da cultura local como a música, dança e o teatro; Movimentar a economia da região aumentando o fluxo turístico local durante o período do evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário