sábado, 24 de outubro de 2015

"UNA TERRA DOS SABORES": DENDÊ: Tradição no mercado agrícola municipal.

  
 O dendezeiro (Elaeais guineensis Jaquim) é uma palmeira originária da costa oriental da África (Golfo da Guiné), sendo encontrada em povoamentos subespontâneos desde o Senegal até Angola. O óleo originário desta palmeira, o azeite de dendê, consumido há mais de 5.000 anos, foi introduzido no continente americano a partir do século XV, coincidindo com o início do tráfico de escravos entre a África e o Brasil.

No município de Una, temos uma larga produção do azeite de dendê, a exemplo da CEPLAC de Una, que montou uma fabrica do  azeite considerado um dos melhores de nossa região, além de vários outros produtores e pequenos produtores, que encontraram no dendê uma fonte de renda até mesma a principal fonte de renda de suas propriedades.

  No contexto atual o azeite de dendê é o óleo mais produzido e consumido no mundo, representado 27% de 140 milhões de toneladas de óleos e gorduras produzidas em 2005 e 27% do consumo mundial de 138,4 milhões de toneladas de óleos e gorduras em 2005.

   Um plantio corretamente conduzido inicia a produção ao final do terceiro ano após o plantio, com uma produção entre 6 a 8 toneladas de cacho por hectare, atingindo o pique máximo de produção no oitavo ano, podendo atingir 25 toneladas de cacho por hectare, produção que permanece nesse nível até o 17º ano, declinando ligeiramente até o final de sua vida útil produtiva, que ocorre por volta dos 25 anos. Dos frutos do dendezeiro, podem ser extraídos dois tipos de óleo: óleo de polpa, conhecido no Brasil como azeite de dendê, e óleo de palmiste. O rendimento em óleo representa 22% do peso dos cachos para o óleo de polpa e 2% para o óleo de palmiste.

  Entre os principais benefícios que o azeite de dendê proporciona à nossa saúde está a contenção do apetite. O consumo regular deste óleo contribui ainda para a redução do Índice de Massa Muscular (IMC) e da circunferência abdominal.

  Na culinária, ele pode ser utilizado tanto na substituição do óleo de cozinha em frituras, como em temperos e complementos. A combinação de uma reeducação alimentar, com a inserção do azeite de dendê no cardápio, e da prática de exercícios físicos regulares, é instrumento eficaz para uma boa dieta.

  Além de benéfico para eliminar calorias, o óleo é também antioxidante e ajuda na retardação do envelhecimento. Ele permite ainda a redução do colesterol e atua como um poderoso anticoagulante sanguíneo. Você pode utilizar este produto diariamente em alimentos crus, saladas, em peixes e carnes diversas. Mas não abuse! O consumo excessivo do óleo, assim de como qualquer alimento, pode causar efeitos colaterais. O ideal é que se acrescente pequenas gotas nas refeições principais. 

  Rico em ácidos graxos e vitaminas A e E, o azeite de dendê é um poderoso hidratante para os cabelos. Você pode aplicá-lo diretamente nos fios, lavando-os posteriormente com xampu para retirar o óleo.

  Em cabelos claros é necessário fazer o teste da mecha antes de aplicar, pois sua coloração é forte e pode manchar os fios. Maciez, hidratação, brilho e ação anti-frizz são os benefícios visíveis que o óleo traz para os seus cabelos.


FONTE:

CEPLAC, DOUTÍSSIMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário