segunda-feira, 19 de outubro de 2015

"UNA TERRA DOS SABORES" - PUPUNHA: Uma das potências econômicas de Una/Ba.

Imagem retirada da Internet
     A pupunheira é uma palmeira nativa da região Amazônica e é consumida, na forma de frutos ou de palmito, desde épocas pré-Colombianas, está presente em Una/Ba e ganha espaço na agricultura local. É uma palmeira de clima tropical, de rápido crescimento e que, quando adulta, pode atingir mais de 20 metros de altura em poucos anos. Por essa razão, é usada também como uma palmeira ornamental. Nos últimos anos a importância dessa palmeira cresceu consideravelmente em nosso país, por ser uma excelente alternativa de cultivo para a agricultura.
  O consumo dos frutos da pupunheira, cozidos em água e sal, é tradicional na região Amazônica, embora a produção venha de plantas nativas, mas suficientes para atender à demanda local. A partir dos anos 90, nas regiões nordeste, sudeste e centro-oeste, teve início o interesse, por parte dos agricultores, no cultivo da pupunha, não para a produção de frutos, mas sim para fornecer palmito. O palmito é formado na parte apical das plantas, pelas raquis das folhas jovens. É uma iguaria valiosa, de grande aceitação no mercado, onde consegue preços elevados.
  A tendência do mercado de palmito de pupunha é crescente tanto no mercado interno como externo. Isso ocorre não somente para atender às exigências do mercado internacional, como pela atual demanda dos frutos de açaí. 
  A pupunha constitui-se a mais nova alternativa para a produção de palmito, tendo a vantagem de ser explorada em plantios organizados. O palmito é basicamente uma iguaria do Brasil, que responde por cerca de 85% da produção mundial, não dominando, contudo, as exportações. 
  O palmito da pupunha, ao contrário do que ocorre com o da juçara e com o do açaizeiro, apresenta a grande vantagem de não escurecer após o corte. Isto facilita o processamento e permite que outras formas mais simples de acondicionamento do produto sejam desenvolvidas, diminuindo os gastos e simplificando sua industrialização. Devido ao não escurecimento, pode ser vendido in natura. Tal fato, juntamente com a possibilidade de corte o ano todo, proporciona um lucro constante, mesmo ao pequeno proprietário.
  O município de Una no Sul da Bahia, produz palmito da pupunha em larga escala e consegue ser uma das fontes de renda do município.

Pupunha também traz benefícios à saúde

 As cores vivas deste fruto não são a toa: os tons que variam do amarelo para o vermelho indicam alta concentração de carotenoides, substâncias ricas em antioxidantes e que estão associadas à prevenção de doenças degenerativas.
 Os carotenoides também são essenciais para a síntese da vitamina A, por isso são também chamados de pró-vitamina A. “Estudos atuais demonstram que esta fruta é uma das principais fontes de pró-vitamina A encontradas na biodiversidade brasileira”, afirma a nutricionista da Clínica Super Healthy, Paola Moreira.
 Dentre os benefícios da pupunha estão a manutenção da saúde da visão, fortalecimento do sistema autoimune e o desenvolvimento ósseo.

BIBLIOGRAFIA

- Pupunha Net
- Desembahia
- Site Bolsa de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário